sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Jabiraca

Olhares que se cruzam no momento da passagem
quebra da rotina ataque direto a retina.



A JabiracaAçu surge co
mo estrutura estranha rodopiando sobre seu próprio eixo, chacoalhando sobre a superfície irregular das ruas, provocando um rebuliço por onde ela passa. As Jabiracas se apresentam como um meio de provocar o transeunte na intenção de despertá-lo para outras formas de percepção urbana, instaruando outras possibilidades de atuação cotidiana.
Objeto escultórico itinerante, materialização de um desenho estranho e destoante, (re)configurado em sua própria dinâmica.
Idéias jogadas ao vento num pleno estado de deriva dentro da psicgeografia urbana da cidade, esteja no centro ou na periferia. Uma brincadeira de criança no mundo real, um jogo com o im
aginário urbano, plenitude do delírio de quem procura viver a cidade como um espaço favorável para experimentar e confrontar conceitos e valores de uma sociedade midiática que vive um eterno automatismo induzido próprio da contemporaneidade. Afrontamento a servidão, negação do voluntarismo condicionante da cidade constituída por um exercito de urbanoides escravos da velocidade.
o processo

Levado por uma necessidade crescente de modificar e intervir na realidade urbana de forma direta, resolvi iniciar um projeto que a tempos vinha tulmultuando minhas idéias como um monte de cacarecos retorcidos e enferrujados, depois batizado como Jabiraca.
Engrenagens e estruturas recolhidas nas ruas e oficinas de bicicletas da periferia foram sendo aglutinadas e resignificadas para tomar a rua como um grande palco aberto para mutações, indo de encontro ao estabelecido.

Um desejo de criar uma realidade mágica e inusitada me fez procurar meios para sua transformação de forma lúdica e original, utilizando os próprios elementos encontrados nela.

Um comentário:

Lucia Lameita disse...

Nossa Fernando esse projeto ficou excelente, é gratificante ver um trabalho feito com amor, olhando este lugar dá para entender o porque da sua dedicação como educador da arte pela natureza.brigado por me enviar este arquivo.Bjs e lembranças a Bruna.