segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Oficinas com tala de guarumâ


Oficinas com tala de guarumâ

Nossas atividades estão sendo desenvolvidas dentro do espaço físico da Escola Magalhães Barata, ou melhor, no quintal da escola que por sinal é o melhor lugar para as atividades.
No mês de junho, já próximo às férias, os alunos fazem diversas brinquedos, entre eles surgem as tradicionais pipas(papagaios, rabiolas...) feitas de tala de guarumâ.
Esta tala é tirada da casca de um arbusto encontrado na região, serve para a criação de vários produtos típicos da região norte, sendo utilizado pelos indígenas para fazer o tipiti (instrumento utilizado para pegar camarão), matapi (recipiente apropriado para tirar o tucupi do tacacá) e peneiras.

A atividade teve inicio com uma proposta de criarmos um boi para a semana no folclore pra ser apresentado agora em agosto. Todos se mostraram dispostos para experienciar, a criar de acordo com o combinado. Assim que iniciamos as atividades, as primeiras dificuldades se apresentaram, mas logo os próprios alunos passaram a se ajudar.
Fui percebendo que o trabalho em conjunto fora do ambiente convencional proporcionava mas dinâmica a proposta, pois, todos tinham a liberdade de fazer onde queriam, do tamanho que desejavam, respeitando é claro as limitações da matéria.
Dentro desta mesma atividade, foram feitas outros objetos, como é o caso dos "batedores de mandioca" feito por Moiseis com miriti outra matéria prima muito utilizada na região para a construção de brinquedos pela população ribeirinha.

Nenhum comentário: