sábado, 12 de setembro de 2009

Projeto Espaço[com]vivencia - Síto Brilho Verde

Projeto Espaço[com]vivencia
Ilha de Colares - Pará - Amazônia
1- Apresentação
O Espaço[com]vivência trata-se de uma proposta que visa desenvolver atividades e projetos voltados para a comunidade objetivando a conscientização e compreensão da realidade como um campo favorável para experimentações artísticas lúdicas, perpassando os níveis sensíveis da criação aos níveis cognitivos da aprendizagem, a partir da troca de experiências no campo das artes e conhecimentos transversais. Acreditamos que através de uma atitude efetiva dentro de um espaço interdisciplinar, seja possível desenvolver práticas de experimentação artísticas e educação ambiental, promovendo assim o atravessamento entre os conhecimentos das culturas populares Afro-amazônicas e erudita, promovendo o senso crítico da comunidade envolvida para discutir e perceber conceitos universais e locais
O projeto tem como estratégia de ação a aproximação direta e efetiva com a comunidade através de projetos voltados para escolas públicas do município de Colares onde se promove atividades de arte educação. Desta forma, acreditamos que o Espaço[com]vivência venha a se afirmar na comunidade como referencial e um importante suporte instrumental para o desenvolvimento de práticas artísticas na área do arte, cultura popular, rádio livre, artesanato, customização de tecidos, reciclagem, xadrez, criação artística e inclusão digital, assim como o acesso a conhecimentos voltados para a preservação do meio ambiente, incentivando e colaborando com a comunidade na formação de uma percepção mais ampla da realidade e da ecologia humana. Escolhemos o viés das artes, por se tratar de uma área do conhecimento que abrange todas as disciplinas do ensino formal, sendo um campo infinito para a experimentação artística.

2- Resumo
Intervenção direta na comunidade por meio de uma proposta de arte-educação inclusiva, através de cursos e oficinas visando o desenvolvimento sustentável da localidade, assim como a conscientização ecológica em defesa de uma relação saudável com o meio ambiente, considerando as especificidades e diversidades sociais, étnicas e culturais do local.
Palavras-chaves: Desenvolvimento Sustentável, Autonomia, Meio-Ambiente, Identidade Regional, Reciclagem, Arte, Educação, Permacultura, Inclusão Digital, Radio Livre .

3- Objetivo Geral:
Desenvolver projetos voltados para a comunidade no campo das artes  e meio ambiente, construindo assim, um espaço de referência na educação de jovens e adultos, estimulando um pensar voltado para a autonomia do sujeito.

3.1 - Objetivos específicos
 
-Desenvolver práticas artísticas junto a comunidade, valorizando os referenciais da produção visual amazônica e da cultura popular, almejando a oferta de produtos artísticos para exportação
-Proporcionar acesso a conhecimentos artísticos e artesanais que possibilitem o desenvolvimento sustentável na região.
-Valorizar e reconhecer a identidade regional como uma forma de resistência as artificialidades da sociedade de consumo
-Promover o intercambio cultural através de cursos voltados para uma educação integrada
-Estimular as práticas de curandeirismo construindo cartilhas informativas de práticas alternativas de tratamento de doenças comuns.
-Estimular a pesquisa em medicina popular através de cursos de cultivo de ervas e plantas medicinais no ambiente da escola
-Promever o contato com mídias digitais que possibilitem a propagação da cultura local

Nenhum comentário: